Violência política e assassinatos de Marielle e João Maria são temas de audiência na ALRN

Uncategorized | mar 08 | 2019 | No Comment

Nos últimos seis anos pelo menos 194 pessoas foram assassinadas no Brasil em virtude de seu ativismo em causas políticas e sociais. Um discurso que vilaniza os defensores da dignidade da pessoa humana serve também de amplificador para a violência contra essas pessoas. É por esse motivo que na próxima quarta, 13/03,  o deputado Sandro Pimentel realiza audiência pública para debater a escalada da violência política no Brasil, a partir das 14h, no auditório Cortez Pereira, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

A audiência acontece um dia antes da morte da vereadora do PSOL, Marielle Franco,  completar um ano e marca também a busca por respostas para o assassinato do policial militar  João Maria Figueiredo,  morto em 21 de  dezembro do ano passado. Os dois negros, militantes de movimentos políticos de esquerda e defensores dos direitos humanos foram, covardemente, assassinados  e os crimes não foram elucidados.

Para além disso, a polarização política no Brasil fez surgir casos como o do assassinato do mestre Moa do Katendê, assassinado a facadas por um seguidor do presidente Jair Bolsonaro, no fim do primeiro turno das eleições de 2018.

A intenção da audiência é resgatar a memória desses lutadores, lembrando a vida  deles em defesa dos mais pobres, de uma sociedade mais igualitária e contra qualquer tipo de abuso do estado contra seu povo.

“Não se tratam de mortes mais importantes que outras, mas de pessoas que morreram por não temer o contexto de violência, e que decidiram se levantar contra a tirania e a injustiça. São heróis do povo, são exemplos, num país onde nem as instituições governamentais conseguem mais produzir boas práticas ou um discurso consciente e equilibrado”, afirmou o propositor da audiência.

Audiência pública: De Marielle a João Maria, a escalada da violência política no Brasil

Data: 13/03/2019
Hora: 14h
Local: Auditório Cortez Pereira (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte)
Confirme presença em: https://www.facebook.com/events/311999683000890/