Sandro garante com CAERN melhorias para distribuição da água em cidades do Agreste potiguar

Uncategorized | jul 31 | 2020 | No Comment

O deputado Sandro Pimentel participou de uma reunião online para tratar dos problemas da adutora do Agreste potiguar que garante abastecimento para as cidades de Pedro Velho, Montanhas e Nova Cruz. Devido ao tempo de uso da estrutura, pelo menos 37 anos, são constantes os vazamentos e a perda de pressão da água, o que acaba prejudicando a chegada dos recursos hídricos nas cidades mais distantes da fonte.

A reunião, que foi requisitada pelo parlamentar do PSOL após solicitação de seus companheiros de partido de Nova Cruz Professor Narciso Genuíno e Thales de Tiva — que também estiveram presentes na reunião online — , serviu para que o corpo técnico da CAERN apresentasse um plano de trabalho para tentar minimizar os problemas de distribuição. Foram convidados os prefeitos das três cidades mais afetadas pelo problema. Apesar da confirmação de presença por todos, apenas o prefeito de Montanhas, Manuel Gustavo Araújo Pereira,  marcou presença. Os prefeitos de Nova Cruz, Flávio César Nogueira, e de Pedro Velho, Dejerlane Macedo,  não compareceram e não justificaram a ausência. 

Representando a CAERN estavam  Raphael Álvares, Chefe de Gabinete da Presidência, Thiago Índio, Diretor de Operação e Manutenção, Ricardo Barros, Superintendente de Operação e Manutenção, Didimo Oliveira, Coordenador da unidade de de Operação e Manutenção de águas do interior da Regional Agreste Trairí, e Francisco de Assis José dos Santos – Gerente da Regional  Agreste Trairí.

Thiago Índio, Diretor de Operação e Manutenção da Caern, apresentou o plano de trabalho que na primeira fase, entre 08 e 17 de agosto, fará um trabalho de diagnóstico em toda a adutora. Para, a partir de 30 de setembro, passar a fazer ajustes na estrutura. Entre os pontos do plano de trabalho está a substituição dos trechos da tubulação que apresentem corrosão elevada. Além de substituir trechos da adutora que possam operar com tubulação de PVC, mais flexível. A tubulação necessária para os reparos já está na CAERN, o que diminuirá o tempo de espera para a obra.

O diretor frisou que essa era uma operação emergencial, que a situação só será resolvida com uma nova adutora, cujo o projeto aguarda aporte de recursos no Ministério do Desenvolvimento Regional. Outro ponto presente no plano de trabalho é o combate às ligações clandestinas e a falta de hidrômetro em algumas ligações, o que também pode impactar no aumento de volume da água e, por consequência, na chegada da água com mais força em Nova Cruz e Montanhas.

O deputado Sandro Pimentel se mostrou à disposição dos prefeitos e da CAERN para buscar a estrutura de maquinário para que os reparos sejam feitos. O prefeito de Montanhas também colocou as máquinas do município à disposição. “Estamos empenhados em amenizar o sofrimento antigo dos cidadãos dessas três cidades por água boa e de qualidade, um direito básico que não pode ser violado”, afirmou Sandro.

Assista parte da reunião aqui