PPA: Mandato apresenta emenda que cria departamento de cuidado animal em Natal

Defesa Animal | jun 21 | 2017 | No Comment

Está semana a Câmara Municipal de Natal inicia a votação do Plano Plurianual. Mais conhecido como PPA, o plano é um documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. Ele tem vigência de quatro anos, portanto deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se aonde o governo irá focar seu planejamento.

Os vereadores podem fazer emendas ao PPA e Sandro vai apresentar oito alterações no texto original da Prefeitura. São emendas que preveem, entre outros pontos,  alterações no plano cicloviário, a reforma e/ou instalação de postos adequados de vigilância para trabalhadores da área lotados em secretarias do município e um programa visando captação de recursos para a reforma do teatro Sandoval Wanderley no Bairro do Alecrim.

Para a causa animal, o mandato fez no PPA cinco emendas, todas visando a ampliação da cobertura pública de cuidado animal. Entre as propostas está a criação do departamento de cuidado e bem estar animal de Natal, hoje a Prefeitura não conta em seu organograma nenhuma estrutura que coordene os serviços dessa área. Outra proposta apresentada pelo vereador do PSOL é a da instalação de Serviço Móvel de resgate de animais de pequeno porte, além do plano para construir, em até 4 anos, um hospital municipal para atendimento veterinário.

Outra preocupação do mandato é a efetivação e sustentabilidade da operação dos veículos de castração animal no médio prazo, para isso Sandro apresentou emenda que garante, dentro do PPA, a estruturação contínua e garantia de insumos para a castração de animais de pequeno porte.

“Nossas emendas visam garantir, na perspectiva do planejamento, a funcionalidade de políticas estruturadas de saúde pública, cuidado animal e de preservação do nosso patrimônio”, afirmou o vereador.