Novembro Azul Pet já é lei em Natal

Defesa Animal | jul 09 | 2018 | No Comment

Atualizado em 25/07/2018

O Novembro Azul Pet vai entrar no calendário oficial municipal. O nosso projeto foi aprovado e prevê que a campanha deve ser realizada, anualmente, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de próstata em cães e gatos.

A lei foi aprovada na Câmara e seguiu para a Prefeitura, sendo sancionada pelo prefeito Álvaro Dias no último dia 23/07.

Segundo a justificativa do Projeto, aprovado antes do recesso parlamentar do meio do ano, não são apenas os humanos que precisam passar por exames preventivos. Isso porque esse tipo de câncer também se desenvolve nos animais domésticos.

A incidência da doença  é maior em cães de grande porte. Normalmente, os sintomas começam a surgir nos pets mais idosos, entre 8 e 12 anos. O tumor apresenta alto grau de malignidade, causando metástases, ou seja, afetando vários outros órgãos.

A dificuldade para defecar, incontinência urinária, complicação respiratória, constipação intestinal e perda de peso são os principais sintomas. A prevenção é essencial. Levar o animal periodicamente ao médico veterinário é muito importante. Diagnosticar a doença ainda na fase inicial colabora e muito no tratamento.

O projeto do vereador Sandro Pimentel prevê a promoção de palestras, eventos, atividades educativas e orientações sobre prevenção do câncer de próstata em pets. além da veiculação de campanhas de mídia, colocando-se à disposição da população informações em banners, folders e outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção do câncer em animais, contemplado à generalidade do tema.

” A intenção dessa nossa lei é alertar a população para  a necessidade de prevenção e atenção básica também  para os animais, junto com o nosso outro projeto que criou o outubro rosa pet, para prevenção de câncer de mama, essa iniciativa é um alerta para os tutores e também uma forma de fortalecer a atenção veterinária em nossa cidade.”. afirmou o vereador do PSOL.

Tags , , , , ,