O Brasil é o quarto país do mundo com mais casos de acidente laboral, são 700 mil todos os anos. Para debater o assunto, a Câmara Municipal de Natal realiza audiência pública, na próxima segunda, 23, a partir das 16h, sobre o Abril Verde, movimento que promove encontros, palestras e debates em referência à segurança e saúde do trabalhador. Promovida pela Comissão de Planejamento da casa legislativa, a audiência contará com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, INSS e entidades sindicais.
A falta de equipamentos de segurança, ambientes de trabalho insalubres, falta de atenção e exaustão são as principais causas de acidentes no ambiente de trabalho. A economia também sente os impactos da falta de garantias de segurança para os trabalhadores, os afastamentos por conta de acidentes laborais somam R$ 22 bilhões todos anos em indenizações. Num período de quatro anos, entre 2012 e 2016, aconteceram 3,5 milhões de acidentes no ambiente de trabalho no Brasil. O índice de mortes em ambiente de trabalho no país também é alto, foram 13,3 mil mortes durante o mesmo período. As principais vítimas são os operários da construção civil e os caminhoneiros.
Para o vereador Sandro Pimentel, presidente da Comissão de Planejamento da Câmara, o Brasil tem números inaceitáveis de acidentes em ambiente de trabalho e a flexibilização das leis trabalhistas pode ampliar os acidentes. “Precisamos entender que um trabalhador morrer em atividade é algo inaceitável, se olharmos as estatísticas também vamos perceber que a maioria dos acidentes acontecem com trabalhadores pobres, submetidos a grande pressão e pouca segurança no ambiente laboral. Também contribui para esse cenário, a falta de consciência de setores do empresariado que enxergam segurança no trabalho como um gasto, não um investimento”, afirmou o vereador. A audiência realizada na Câmara é aberta ao público e também terá transmissão da TV Câmara Natal.
Confirme presença no evento: https://www.facebook.com/events/846638668877822/