O deputado Sandro Pimentel (PSOL) participou na manhã desta quarta, 20, de reunião com o secretário municipal de saúde de Natal, George Antunes. Em pauta, a necessidade de ampliação dos serviços de castração gratuita no município. Foi de autoria de Sandro, ainda quando era vereador, as emendas de quase R$ 500 mil que garantiram a aquisição de dois veículos para operar serviços móveis de castração na capital potiguar.
Na audiência também estavam presentes o corpo técnico e equipe de direção do Centro de Controle de Zoonoses da capital. Foi colocado, pelo deputado, a necessidade de ampliar o uso dos castramóveis, já que as ações recentes da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, castraram um número pequeno de animais, cerca de 19. Para se ter uma ideia, nos mutirões realizados em parceria com o nosso mandato, a Prefeitura e a Universidade Potiguar, chegaram a ser castrados cerca de 100 animais por dia de ação.
Foi informado na reunião que a Prefeitura irá fazer nova divulgação dos cadastramento de tutores para realização de cirurgias nos animais, já que na última ação apareceram poucos tutores. A nova ação, marcada para o final de abril, deve castrar cerca de 100 animais.
Ainda na reunião, foi apresentado pela Prefeitura, um projeto para transformar o Centro de Controle de Zoonoses em um centro de acolhimento de animais, com a realização de alguns procedimentos e disponibilização de animais para adoção. O projeto ainda está só no papel e deve ser implementado nos próximos anos, seguindo práticas que já acontecem em outros centros de zoonoses do país.