Em reunião com Caixa, Sandro Pimentel garante alternativa para pagamento de terceirizados da CRAST

Ação do Mandato | ago 15 | 2018 | No Comment

Mesmo após o Ministério Público do Trabalho intervir para que a Prefeitura faça o pagamento direto aos trabalhadores da Crast, que estão sem receber salários faz dois meses, o dinheiro ainda não caiu na conta dos terceirizados.  A Prefeitura alega dificuldades com a burocracia bancária para efetivar os pagamentos nominalmente. Até novembro desse ano, quando encerra o contrato da Secretaria de Educação com a Crast, a Prefeitura não poderá fazer repasse dos salários dos trabalhadores para a empresa terceirizada,  procedendo com o pagamento direto.

Para mediar e tentar encontrar uma solução efetiva para o problema do pagamento dos trabalhadores, o vereador Sandro Pimentel  se reuniu com gestores da Caixa Econômica Federal na Superintendência Geral do banco em Natal. Segundo a Prefeitura, um dos principais problemas para a realização do pagamento direto aos trabalhadores é que muitos possuem conta poupança e conta salário na Caixa e que essas contas não podem receber repasse direto da Prefeitura.

Alguns trabalhadores chegaram abrir contas correntes. mas ainda muitos não realizaram esse  procedimento de mudança de conta, o que acaba prejudicando todos os terceirizados,  já que a Prefeitura só realizará o pagamento de todos os trabalhadores de uma única vez.

Na Caixa, o vereador do PSOL foi recebido pela Sr. Carlos Antônio, Superintendente Regional; Welter Santana, gerente geral da Agência Ribeira e Lizandra Barbosa, assistente regional da Caixa. Os representantes do banco se mostraram bastante sensibilizados quando o vereador expôs a situação dramática dos trabalhadores que acumulam dívidas e, até mesmo, tem dificuldades para comprar comida.

Para os representantes da Caixa, existe uma maneira de resolver, emergencialmente, o pagamento dos trabalhadores.  Enquanto os terceirizados  que só tem conta salário e/ou poupança não abrem  novas contas correntes, o Banco do Brasil, responsável pela gestão bancária das contas da Prefeitura, pode utilizar uma conta transitória e repassar o dinheiro diretamente para os trabalhadores que ainda não tem conta corrente.

Os trabalhadores que já possuem conta corrente na Caixa, Banco do Brasil e demais bancos receberiam normalmente o pagamento referente a  JUNHO.

Contudo, para isso acontecer, a Prefeitura precisa entrar em contato com a gerência de seu contrato no Banco do Brasil e enviar os nomes, Cpf´s e dados bancários dos trabalhadores. Ao relacionar os nomes de quem não possui  conta corrente, o Banco do Brasil precisaria operacionalizar o pagamento direto para os trabalhadores.

Ao mesmo tempo, para que a situação não se repita no próximo pagamento, a Caixa se dispôs a realizar um mutirão, na própria secretaria municipal de Educação,  para abertura de contas correntes para os trabalhadores, simplificando o processo e tornando mais fácil o acesso ao procedimento.

Ao sair da Reunião, o vereador Sandro entrou em contato com George Câmara, servidor da Secretaria Municipal de Educação (SME) que acompanha a situação dos trabalhadores da Crast, e foi informado por George que a Caixa fará uma reunião na SME para apresentar esse procedimento alternativo para a Prefeitura. A reunião deve acontecer nesta quinta, 16, às 10h.

“Vencida essa burocracia bancária o pagamento está livre para ser recebido pelos trabalhadores. Seguirei pressionando para que a Prefeitura encontre uma alternativa e o salário dos trabalhadores chegue no bolso de quem tá precisando o mais rápido possível”,  afirmou o vereador Sandro Pimentel

Tags , , ,