Conforme previsto pelo Regimento Interno da Casa Legislativa, o Deputado Estadual Sandro Pimentel (PSOL) protocolou requerimento na manhã dessa quinta-feira (18/02) solicitando a interrupção imediata de todos os contratos publicitários firmados entre a Assembleia Legislativa do RN e o jornal Tribuna do Norte. Essa suspensão seria mantida até que o jornalista Alex Medeiros fosse afastado do corpo de colunistas do periódico.
A justificativa apresentada pelo parlamentar é de que ameaças e atitudes antidemocráticas não podem ser toleradas pela Casa Legislativa. A motivação foi uma postagem feita pelo jornalista em seu perfil no twitter nesta terça-feira (16), com a foto de uma arma e um texto dizendo “Aponte para assaltantes e comunistas, não necessariamente nessa ordem”.
“A incitação ao ódio e a violência não podem ser tolerados em ambientes democráticos. Quando um jornalista faz uma postagem como essa, ele está ferindo o princípio básico de liberdade de pensamento. E, ao manter o referido jornalista em seu quadro de colunistas, o jornal Tribuna do Norte se mostra conivente com essas ações antidemocráticas, criminosas e com a prática de perseguição de ideologias”, afirma Sandro.
O Deputado reforça que, diante de uma situação como essa, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte precisa ter uma postura exemplar e não pode se dispor a financiar qualquer instituição que não se coloque expressamente a favor da democracia e das liberdades.
– Assista também ao pronunciamento de Sandro na Sessão do dia 18/02: