Carta Compromisso “Sou Candidato(a) e não uso Fogos com Barulho“
Chegam as eleições e volta a ser comum o uso de fogos de artifício com estampido/barulho pelas campanhas eleitorais. Esse barulho é nocivo às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, pessoas idosas e animais. Pensando nisso, o deputado estadual Sandro Pimentel lança a carta compromisso – “Sou candidato (a) e não uso fogos com barulho”. Esta iniciativa visa divulgar candidaturas municipais de 2020 que se comprometem em não usar, em suas campanhas de rua, nenhum tipo de fogos de artifício que cause impacto sonoro, respeitando assim as pessoas e os animais.
Os principais problemas causados aos animais, em decorrência do barulho de fogos de artifício, são reações comportamentais como estresse e ansiedade, além de doenças do coração. Há casos que o barulho culmina em danos físicos e até na morte do animal. Durante a tentativa de fuga do barulho, causado pelos fogos de artifício, podem acontecer acidentes como atropelamentos, quedas, colisões, ataque epilético, desnorteamento, surdez, ataque cardíaco (principalmente em aves) ou o desaparecimento do animal, que pode percorrer longas distâncias em estado de pânico e não conseguir retornar ao seu local de origem.
As pessoas também são muito afetadas pelos fogos de artifício. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 7 mil pessoas sofreram lesões decorrentes do uso de fogos de artifício no período de 2007 a 2017; sendo 70% queimaduras; 20% lesões com lacerações e cortes; e 10% amputações de membros superiores, lesões de córnea, lesão auditiva e perda de visão e de audição. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, houve 122 mortes por acidentes com fogos nos últimos 20 anos, sendo 23,8% menores de 18 anos. O barulho causado pelos fogos de artifício também pode ser nocivo para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Algumas dessas pessoas, sobretudo crianças, podem ser muito sensíveis a sons e, com o estouro, ficarem ansiosas o que pode desencadear crises que, em casos extremos, podem levar até à automutilação.
Abolir o uso de fogos com estampido/barulho durante a campanha eleitoral é uma demonstração de respeito com o seu eleitor e com a sua cidade. Mostrando que desde a campanha, você se compromete em construir uma atuação pautada nos interesses coletivos e no respeito aos mais diferentes segmentos que compõem a sociedade. Sua candidatura respeita os idosos, os animais e as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Os signatários desta Carta Compromisso receberão, nos e-mails cadastrados, o selo da campanha – “Sou candidato(a) e não uso fogos com barulho” e artes de divulgação da campanha para informar ao seu eleitorado que você tem uma candidatura comprometida com o fim do uso de fogos de artifício com barulho/estampido . Além disso, você será incluído na lista oficial de campanhas que não usam fogos com barulho/estampido. A lista será divulgada nas redes sociais do deputado Sandro Pimentel e na página sandropimentel.com.br/campanha-sem-fogos/