#AgoraéLei Em Natal, deficientes visuais terão prova especial em concurso público

Ação do Mandato | jun 09 | 2017 | No Comment

Depois de um longo trâmite na Câmara, do veto da Prefeitura e sua posterior derrubada, na última quarta, 07, finalmente virou lei a adoção de prova especial aos candidatos com deficiência visual em concursos públicos do Município de Natal. Essa proposta foi um pedido dos grupos de defesa das pessoas com deficiência visual que buscaram nosso mandato para garantir um projeto de lei que ampliasse, para além da prova com braile, as condições necessárias para  aplicação da prova para pessoas com deficiência visual.

Esses candidatos geralmente são prejudicados pela falta de interpretação ou adaptação nas provas para símbolos, gráficos ou imagens. Segundo o primeiro artigo da nova lei, que já está em vigor,  “nos concursos públicos municipais em que constarem quesitos cuja resposta depende da interpretação de símbolos, gráficos, esquemas e desenhos que não podem ser transcritos para o Braille, adotar-se-á uma prova específica para os candidatos com deficiência visual, de forma a propiciar-lhes o amplo entendimento, observando-se o mesmo nível e natureza dos quesitos gerais aplicados aos demais candidatos”.

“Essa é uma forma de garantir verdadeira isonomia entre os candidatos de concursos públicos, sem prejudicar os candidatos com deficiência visual. Esse projeto de lei surgiu da nossa cooperação com grupos de defesa dos deficientes visuais e ficamos felizes de nosso mandato ser um catalisador desse processo”, afirmou o vereador Sandro Pimentel.