Os natalenses que estão incomodados com as mudanças no transporte coletivo de Natal poderão expressar sua indignação participando de um abaixo-assinado online. A petição já está no ar no endereço onibus.sandropimentel.com.br, e tem por objetivo ajudar a potencializar uma representação, feita ao Ministério Público do Rio Grande do Norte, demandando apuração de irregularidades, e a suspensão das alterações no transporte público na capital potiguar.
Desde segunda, 14, pelo menos 11 linhas tiveram a rota alterada e 5 começaram a operar em novo formato. As mudanças causaram indignação entre os usuários que já enfrentam redução da frota e, constantes, aglomerações dentro dos ônibus. A iniciativa de coletar assinaturas e realizar a representação, contra o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETURN), é do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) e da rede de cursinhos populares Emancipa.
A representação argumenta que as alterações acontecem na contramão de políticas de saúde. Com a redução do trajeto das linhas, muitos usuários terão que pegar dois ônibus para chegar a um mesmo destino. A troca de veículos e a redução da frota expõem ainda mais os usuários aos risco de contaminação por Covid-19.
O texto esclarece ainda que as mudanças no sistema de transporte não poderiam ser feitas pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETURN), sem anuência da Prefeitura de Natal. A lei complementar 149/2015 diz que cabe à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal o gerenciamento, fiscalização, operação, regulamentação e planejamento dos Serviços Públicos de Transportes Coletivos Urbanos de Passageiros de Natal.
“A coleta de assinaturas vai potencializar o nossa representação ao Ministério Público, além de ampliar a reclamação que os natalenses já estão fazendo contra as mudanças arbitrárias promovidas pelo SETURN, já que a prefeitura de Natal é completamente conivente com esses abusos”, afirmou Sandro Pimentel.
Leia a Representação ao Ministério Público feita pelo deputado Sandro Pimentel e a rede de Cursinhos Populares Emancipa