Conheça a história
Sandro nasceu em Ceará-Mirim, filho da professora Dona Conceição e do agricultor Sr. Clóvis. Mesmo estudando todos os dias, plantava junto com seu pai. Aos 12 anos, após ingressar na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN, atual IFRN), se mudou para Natal e morou na Casa do Estudante durante 3 anos. Para arcar com a taxa que era cobrada, Sandro passou a fazer plantão noturno na portaria da Casa do Estudante. A opção dos seus pais por incentivar a busca por uma melhor educação, mudou a história de Sandro. Ele se formou em Gestão Pública, tornou-se especialista em Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho e mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela UFRN.
Entre os anos de 1985 e 1991 entrou para o Exército, de onde saiu como 3° sargento. Sandro também é vigilante da UFRN há 30 anos. Inclusive, quando era vereador continuou atuando como vigilante e realizando plantões na UFRN. Foi na UFRN que se aproximou do movimento sindical, atuando no sindicato que representa os trabalhadores técnico-administrativos, o SINTEST/RN. Ele é um dos 100 fundadores do PSOL. Também foi candidato a governador por duas vezes (2006 e 2010) e uma a prefeito de Natal (2008), o que lhe acrescentou muitas experiências no mundo político. Foi eleito vereador de Natal por duas vezes e, em 2018, tornou-se o primeiro deputado estadual do PSOL/RN com 19.158 votos. Como parlamentar, luta pela democratização dos espaços políticos de poder e pela transparência.
Militante da causa animal, Sandro ajudou a mudar a realidade da luta em defesa de dignidade animal em Natal, ao garantir que a castração de animais virasse uma política pública garantida pela Prefeitura. Outro front é luta por transparência na política. É sua a iniciativa para que se acabe com votações secretas na Assembleia Legislativa. Ela já conseguiu esse feito quando atuou como vereador em Natal. Além do fim do voto secreto, Sandro também garantiu a publicação da frequência e o desconto de salários dos vereadores faltosos.
Uma das suas primeiras ações, ainda como vereador eleito em 2012, foi entrar na justiça para barrar um aumento ilegal de salário feito pelos vereadores. Sandro denunciou a máfia dos transportes na capital potiguar e tentou barrar o aumento da tarifa de ônibus em Natal, também garantiu avanços importantes na votação da licitação dos transportes na Câmara Municipal de Natal, com a previsão de ar-condicionado e piso baixo em parte da frota.
Na Assembleia busca expandir a luta por defesa animal para todo o Rio Grande do Norte. É recordista em proposições e projetos que viraram lei. Na transparência, foi a partir de uma solicitação de Sandro que a governadora Fátima Bezerra, em maio de 2019, autorizou um processo de auditoria nos contratos da Arena das Dunas. Essa auditoria, que contou com a participação da equipe de seu mandato, revelou prejuízo para o RN de mais de R$ 420 milhões de reais. Sandro também é autor da CPI, que investiga na Assembleia, os contratos e os responsáveis por possível prejuízo para os potiguares.