Mantenha-se conectado:
Twitter
Youtube
Instagram
Facebook

Vitória da causa animal! Castramóveis vão entrar em operação no final de junho!

Na manhã desta quarta, 24, o vereador Sandro Pimentel (PSOL) participou de mais uma reunião na Secretaria de Saúde para tratar da operação dos castramóveis. Diante do tempo alongado de espera, 10 meses, e da recusa sistemática da Prefeitura em colocar para funcionar os veículos, o mandato de Sandro já vem fazendo, a cerca de um mês, uma série de ações denunciando o descaso da Prefeitura e cobrando uma resposta para o problema do controle populacional de cães e gatos.

A campanha #CastramóveisNasRuasJá parece ter surtido efeito. Diferente dos outros encontros na Secretaria Municipal de Saúde, dessa vez foi batido martelo e no dia 24 de junho começa, finalmente, as operações usando os veículos para castração animal.

O Secretário Municipal de saúde, Luiz Alberto Fonseca,  reconheceu o esforço do mandato para garantir recursos e parcerias com instituições de ensino para operação dos veículos.

Caberá a Universidade Potiguar a administração dos veículos e a realização de cirurgias. Em troca, os alunos da UNP usarão os veículos para realização de pesquisas e campo de estudo prático. O secretário reconheceu que sem a parceria com a UNP a operação dos veículos seria impossível. Os representantes da UNP na reunião informaram que para garantir o funcionamento pleno dos veículos vai doar para Prefeitura cinco caixas cirúrgicas, no valor total de R$ 10  mil reais.

Ficou acordado que os atendimentos começarão por felinos machos, uma espécie de “aquecimento” da equipe para, em pouco tempo, também  iniciar procedimentos nas fêmeas e depois atender também cachorros e cadelas. As cirurgias serão realizadas sempre aos sábados, numa média de 50 a 60 atendimentos por dia. Esse número poderá ser ampliado caso aumente a capacidade operativa dos castramóveis.

Antes de tudo, os responsáveis e profissionais farão uma capacitação. Esse treinamento será aberto para até dez voluntários que queiram aprender a fazer contenção, limpeza, além de noções sobre ética e bem estar animal. Depois dessa etapa, será feita triagem, no dia 17/06,  para selecionar os animais aptos a fazer cirurgia. E no dia 24/06 serão realizados os procedimentos. Nosso mandato sugeriu que as operações comecem no bairro Planalto, devido ao alto número de animais de rua naquela região.

 

Castramóveis estão parados faz dez meses


 O mandato do vereador Sandro Pimentel (PSOL)  conquistou, no final de 2015, através de emenda ao orçamento, a verba necessária para aquisição de dois veículos equipados para realizar a castração de animais. Em julho de 2016, os veículos chegaram em Natal.

Alegando falta de verba para realizar as cirurgias, a Prefeitura não executou a circulação dos veículos em 2016. Diante da demanda, Sandro garantiu a verba para operacionalização, a partir de emenda impositiva. Em seguida, a justiça  garantiu a aplicação desse recurso na compra dos insumos para realizar as cirurgias.
Mesmo após a garantia de verba e a  decisão da justiça, a Secretaria de saúde alegou falta de equipe e de um plano de execução para o funcionamento dos veículos. Nosso mandato buscou apoio de instituições de ensino para garantir, respectivamente, o plano de operação dos castramóveis e a equipe técnica para realizar as operações. Agora, depois de muitas idas e vindas, a Prefeitura determinou que no dia 24 de junho de 2017 os castramóveis entrarão em operação na cidade.